Soft Skills e a sua importância no novo mercado de trabalho
As mudanças no mercado de trabalho estão impactando a forma como vivemos e moldando o nosso futuro. É comum ouvirmos reportagens sobre o desaparecimento e surgimento de novas profissões. Junto com todas essas transformações, vêm a necessidade de desenvolver novas habilidades para o exercício de novas atividades.
As novas habilidades exigidas pelo mercado de trabalho deixam de ser técnicas para se tornarem habilidades pessoais. Esse tipo de competência é desenvolvida por meio de experiências vividas ao longo da vida e principalmente através de relações pessoais. Também conhecidas como Soft Skills, podemos exemplificar algumas dessas habilidades pessoais como: resiliência, empatia, flexibilidade, pensamento crítico e comunicação. Ah, diferente do que muitas pessoas pensam, esse tipo de aptidão é necessário para todos os tipos de cargos e profissionais e em todos os níveis de carreira.
Em um texto de Daniel Goleman sobre Mentalidade Profissional, ele menciona que existe um abismo entre o que os líderes esperam dos profissionais recém formados e o que os novos contratados oferecem. “Em um estudo do Hay Group com 450 líderes empresariais e 450 recém-formados com base na Índia, EUA e China … 76% dos líderes empresariais relataram que trabalhadores iniciantes e graduados recentes não estão prontos para seus empregos.Os líderes alegam que os profissionais não apresentam habilidades sociais. Esses são os traços e comportamentos que caracterizam nosso relacionamento interpessoal. À medida que as estruturas organizacionais evoluem e a globalização se acelera, essas habilidades sociais serão mais cruciais do que nunca.”
A Forbes também já se pronunciou sobre o assunto e fez uma lista de 6 soft skills mais requisitadas pelo mercado, são elas: comunicação eficaz, pensamento criativo, resiliência, empatia, liderança, e ética no trabalho.
Em julho de 2019 a equipe da Expacer, passou 10 dias imersa em um dos maiores polos de inovação do mundo: o Vale do Silício. Durante essa oportunidade, a nossa equipe pode provar, na prática, a importância que grandes empresas e startups dão para o desenvolvimento das habilidades sociais. Em conversas com grandes executivos de empresas como NVidia, EA Games e Plug and Play, habilidades como resiliência, não ter medo de errar e transparência, sempre eram citadas como as mais importantes para um profissional que deseja se destacar no mercado inovador.
O propósito da Expacer, é justamente desenvolver em crianças e adolescentes essas habilidades que são extremamente necessárias para os profissionais do séc XXI.
Conteúdo bastante interessante!