Como o ensino de Hard Skills molda o futuro de crianças e adolescentes?

Ícone do site

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é side-view-kids-playing-with-ecological-toys-1024x683.jpg
Crianças simulando situações do dia a dia

O uso de ferramentas tecnológicas e digitais na educação, há tempos, deixou de ser uma tendência e se transformou em realidade. Por isso, além do desenvolvimento das habilidades socioemocionais, as soft skills, crianças e adolescentes precisarão, cada vez mais cedo, aprender e dominar as habilidades técnicas associadas à tecnologia, mais conhecidas como hard skills.

Mas de que maneira assuntos como Programação, Análise de Dados, UX Design e Inteligência Artificial podem ser ensinados a esse público e, mais importante ainda, como podemos medir o impacto dessas competências no futuro dos jovens?

NADA SERÁ COMO ANTES. AINDA BEM.

Como já falamos neste outro post, 85% das profissões que existirão em 2030 ainda nem foram inventadas. Logo, como escolas, educadores e famílias poderão contribuir para o sucesso profissional de crianças e adolescentes, se nem fazemos ideia do trabalho que eles desempenharão daqui a alguns anos? Bem, a boa notícia é que temos pistas, muitas pistas, do que eles irão precisar para ter êxito nas suas jornadas profissionais.

E tudo começa com a identificação das habilidades mais procuradas pelas áreas com maior potencial de crescimento no mundo. Elas fazem parte, em sua maioria, de novos modelos de negócios, como a economia digital. Desse modo, para não serem excluídos desses ecossistemas inovadores, os jovens de hoje devem ser  expostos a conteúdos e metodologias que permitam a assimilação dessas competências em seus anos de formação.

O MUNDO É A NOVA SALA DE AULA

É aí que escolas e educadores se tornam protagonistas, ao incluir o ensino de hard skills em seus currículos. Isso pode ser feito com o uso de habilidades como gerenciamento de projetos, programação, design e edição de audiovisual. Aplicá-las na elaboração de projetos e na criação de soluções práticas para problemas do dia a dia é um catalisador imenso do processo de aprendizagem

Quando aliadas ao conteúdo tradicional, nos momentos oportunos e de forma coerente, as hard skills produzem resultados que ultrapassam as paredes das salas de aula. Elas se estendem para a vida pessoal e social dos alunos, aumentando seu poder cognitivo e sua capacidade de agir no mundo de maneira efetiva e transformadora.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é pexels-mary-taylor-5896670-1024x683.jpg
Jovens explorando a tecnologia como ferramenta para aquisição de competências

EXPLORANDO AS HARD SKILLS NA PRÁTICA

Para garantir que as hard skills sejam um diferencial na vida de crianças e adolescentes, é preciso metodologias e abordagens que foquem nas aplicações práticas, reais, dessas habilidades. 

É isso que a Expacer propõe: programas de ensino customizados, materiais desenvolvidos por especialistas, acompanhamento personalizado e metodologias inovadoras. São experiências de aprendizagem imersivas, como simulações de negócios ou desafios de resolução de problemas. Nestes momentos, os alunos aprendem, de forma leve e lúdica, conceitos como reserva de emergência, investimento e análise de oportunidades e riscos. Também exploram ferramentas como Canvas, Mapas Mentais e Swot, o que lhes dá imensas vantagens na hora de lidar com desafios e situações complexas do dia a dia.

Em resumo: um conteúdo que favoreça uma aprendizagem exponencial, baseada em aplicações práticas, de forma leve e engajadora, adaptada às fases de desenvolvimento de cada estudante.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é high-angle-girl-making-puzzle-1024x681.jpg
Aprendizagem baseada na prática, de forma leve e lúdica

Se você deseja estimular a independência,  autonomia,  autoestima e confiança nos jovens, conte conosco nessa missão. Acreditamos que a educação empreendedora tem o poder de prepará-los para a vida, fornecendo as ferramentas e conhecimentos necessários para o alcance de seus sonhos e objetivos.

Conheça mais sobre as nossas propostas em:





Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *