Como o ensino de Hard Skills molda o futuro de crianças e adolescentes?
O uso de ferramentas tecnológicas e digitais na educação, há tempos, deixou de ser uma tendência e se transformou em realidade. Por isso, além do desenvolvimento das habilidades socioemocionais, as soft skills, crianças e adolescentes precisarão, cada vez mais cedo, aprender e dominar as habilidades técnicas associadas à tecnologia, mais conhecidas como hard skills.
Mas de que maneira assuntos como Programação, Análise de Dados, UX Design e Inteligência Artificial podem ser ensinados a esse público e, mais importante ainda, como podemos medir o impacto dessas competências no futuro dos jovens?
NADA SERÁ COMO ANTES. AINDA BEM.
Como já falamos neste outro post, 85% das profissões que existirão em 2030 ainda nem foram inventadas. Logo, como escolas, educadores e famílias poderão contribuir para o sucesso profissional de crianças e adolescentes, se nem fazemos ideia do trabalho que eles desempenharão daqui a alguns anos? Bem, a boa notícia é que temos pistas, muitas pistas, do que eles irão precisar para ter êxito nas suas jornadas profissionais.
E tudo começa com a identificação das habilidades mais procuradas pelas áreas com maior potencial de crescimento no mundo. Elas fazem parte, em sua maioria, de novos modelos de negócios, como a economia digital. Desse modo, para não serem excluídos desses ecossistemas inovadores, os jovens de hoje devem ser expostos a conteúdos e metodologias que permitam a assimilação dessas competências em seus anos de formação.
O MUNDO É A NOVA SALA DE AULA
É aí que escolas e educadores se tornam protagonistas, ao incluir o ensino de hard skills em seus currículos. Isso pode ser feito com o uso de habilidades como gerenciamento de projetos, programação, design e edição de audiovisual. Aplicá-las na elaboração de projetos e na criação de soluções práticas para problemas do dia a dia é um catalisador imenso do processo de aprendizagem
Quando aliadas ao conteúdo tradicional, nos momentos oportunos e de forma coerente, as hard skills produzem resultados que ultrapassam as paredes das salas de aula. Elas se estendem para a vida pessoal e social dos alunos, aumentando seu poder cognitivo e sua capacidade de agir no mundo de maneira efetiva e transformadora.
EXPLORANDO AS HARD SKILLS NA PRÁTICA
Para garantir que as hard skills sejam um diferencial na vida de crianças e adolescentes, é preciso metodologias e abordagens que foquem nas aplicações práticas, reais, dessas habilidades.
É isso que a Expacer propõe: programas de ensino customizados, materiais desenvolvidos por especialistas, acompanhamento personalizado e metodologias inovadoras. São experiências de aprendizagem imersivas, como simulações de negócios ou desafios de resolução de problemas. Nestes momentos, os alunos aprendem, de forma leve e lúdica, conceitos como reserva de emergência, investimento e análise de oportunidades e riscos. Também exploram ferramentas como Canvas, Mapas Mentais e Swot, o que lhes dá imensas vantagens na hora de lidar com desafios e situações complexas do dia a dia.
Em resumo: um conteúdo que favoreça uma aprendizagem exponencial, baseada em aplicações práticas, de forma leve e engajadora, adaptada às fases de desenvolvimento de cada estudante.
Se você deseja estimular a independência, autonomia, autoestima e confiança nos jovens, conte conosco nessa missão. Acreditamos que a educação empreendedora tem o poder de prepará-los para a vida, fornecendo as ferramentas e conhecimentos necessários para o alcance de seus sonhos e objetivos.
Conheça mais sobre as nossas propostas em: